Procurando cinema na rede?

Wednesday, May 20, 2009

Os mesmos blockbusters



Esta semana me convenceram a assistir os dois blockbusters em cartaz, X-Men Origins Wolverine e Anjos e Demônios. Os dois parecem não ter nada em comum em termos de enredo e gancho narrativo, mas suas bilheterias não deixam de depor a favor de suas semelhanças.

Blockbusters o são por motivos não tão variados. O primeiro deles é o maniqueísmo do enredo. Há sempre um vilão e um mocinho. Eles não possuem nenhuma característica em comum e o mocinho sempre (sempre mesmo) vence. As cenas devem provocar o choque, seja por efeitos digitais, explosões, sangue jorrando ou pela correria contra o relógio. Sem elas, não existe um filme arrasa-quarteirão.


Também a trilha sonora dos blockbusters deve instigar a tensão, provocar expectativa, causar comoção e/ou susto. Sem músicas em tom de suspense crescente também não se tem um filme de grande bilheteria. E, finalmente, para fechar a receita, coloque dois ou mais atores minimamente conhecidos e um extremamente famoso. You´ve got yourself a hit!

Não sou contra blockbusters, nem anti-americana ou qualquer um desses clichês de rebeldia, mas depois que se assiste Fellini, Almodóvar, Hitchcock ou qualquer outro diretor e roteirista um pouco mais sofisticado, fica difícil apreciar filmes tão previsíveis.

Se você ainda tem espaço no repertório para mais uma história de herói contra vilão, mocinha sendo salva a segundos de uma tragédia e final totalmente conhecido, vá ao cinema mais próximo. Qualquer sala. Vai estar passando lá.

Veja no Críticos.com - Anjos e Demônios

X-Men Origins Wolverine - site oficial

No comments:

Post a Comment