Procurando cinema na rede?

Monday, March 30, 2009

Piaf - Um Hino ao Amor



(La Môme, 2007)

Por um acaso, sapeando a tv a cabo, caí no filme Piaf - Um Hino ao Amor que conta a trajetória da cantora francesa Edith Piaf. Muitas pessoas já tinham me indicado este filme, mas ainda não tinha achado tempo para alugar o DVD. Foi pura sorte. E sorte mesmo, pois vale a pena tirar duas horas para assistir.

Sem ordem cronológica, o filme retrata em sua fotografia escura os tantos abusos e dores e separações vividos por Edith ao longo da vida. É um filme escuro, que só se ilumina quando a cantora sobe ao palco e a luz do refletor solitário lhe é direcionada. Uma metáfora de sua existência: Edith viveu para estar no palco.

A atriz Marion Cotillard ganhou o Oscar por sua atuação em Piaf no ano passado, e de fato ela está maravilhosamente irreconhecível. Mas não só ela, que interpreta Edith nas fases jovem, adulta e na velhice, merece reconhecimento. Manon Chevallier e Pauline Burlet, que interpretam a cantora na infância, também estão perfeitas em seus papéis.



O filme é especialmente dolorido ao retratar a morte do amante de Edith, o pugilista Marcel Cerdan, interpretado por Jean-Pierre Martins. Nos sentimos como ela; zonzos, tomados de surpresa pelo acontecimento que mudou seu modo de viver e de encarar o futuro.

A ordem dos acontecimentos não fica clara, e assim somos também tomados de surpresa por algumas revelações que chegam ao final, junto com a morte da cantora.

O retrato de sua vida boêmia, a delicadeza com que a menina orfã vai se transformando em Edith Piaf são alguns dos trunfos do diretor Olivier Dahan. Fiquei totalmente encantada.

Ps.: impossível não lembrar de Maysa, recentemente retratada em minissérie na Rede Globo.

Para fuçar depois de assistir ao filme:
<http://www.edithpiaf.com.br> **site oficial

Para alugar o DVD:
<http://www.netmovies.com.br> **Locadora online, sensacional! (não, eu ainda não recebi pra fazer esse merchan... rs)

Para ler o que quem entende achou do filme:
<http://www.criticos.com.br/new/artigos/critica_interna.asp?secoes=&artigo=1306>

2 comments:

  1. oi anne, muito bom. legal mesmo.

    incrivel como vc escreve bem. o layout ta legal tambem.

    agora tem que achar um jeito de divulgar, né?

    vou assistir a "o casamento de rachel". a crítica me convenceu heheh

    bjos

    ReplyDelete
  2. Brigada pela visita, Marcelo!
    E que bom que te convenci, vale a pena! hehe
    BJOS!

    ReplyDelete