Procurando cinema na rede?

Sunday, March 15, 2009

Milk - A voz da igualdade



(Milk, EUA, 2008)

Esse foi o último filme que assisti, e devo dizer que esperava algo muito mais surpreendente. Começando pelo melhor, Sean Penn surpreende de verdade e mereceu o Oscar, sem dúvidas.

O início é empolgante, dá vontade de estar lá, com aquelas pessoas, fazendo aquela revolução. Mas, como acontece com todos os que chegam ao poder, depois que Milk ganha a eleição e entra de vez para o governo, o filme torna-se um maçante documentário sobre os bastidores de um parlamentar.

Para mim, pareceram dois filmes. Um conta o início da trajetória de Harvey Milk, com enquadramentos irregulares e fotografia interessantísima (note a cena em que o apito serve de espelho para a ação), trilha sonora envolvente e ritmo certeiro.

O segundo filme começa logo após as comemorações de sua vitória na disputa por um lugar no governo. A câmera torna-se fixa, morosa. As cores saem do colorido hippie para um azul acinzentado bem ao tom do terno que Harvey Milk passa a usar. Uma sobriedade que chateia.

Apesar de tudo, a história tem relevância e foi bem contada.
Se você ainda não assistiu, não se deixe levar pelas críticas (oficiais ou oficiosas). Assista.

Para ler o que quem entende pensa, acesse os links abaixo:

- Críticos: <http://www.criticos.com.br/new/artigos/critica_interna.asp?artigo=1694>

- Uai Cinema: <http://www.new.divirta-se.uai.com.br/html/sessao_3/2009/02/20/ficha_critica/id_sessao=3&id_noticia=7834/ficha_critica.shtml>

- Adoro Cinema: <http://www.adorocinema.com/filmes/milk/milk.asp>

1 comment: