
(La Faute à Fidel!, França, 2006)
Sendo exibido em regime de reestréia em Belo Horizonte, somente no BH Shopping, às 15h10 (e não por muito tempo), La Faute à Fidel! conta a história de Anna (Nina Kervel), uma menina de 9 anos.
Em 1970, Anna estuda em colégio de freiras e é uma perfeita dama. Seu pai Fernando (Stefano Accorsi) é advogado e sua mãe Marie (Julie Depardieu, filha do Gerard), jornalista da revista Marie Claire. Seu irmãozinho se chama François (Benjamin Feuillet) e sua babá cubana, Filomena (Marie-Noëlle Bordeaux).
Até que chega a irmã de seu pai, Marga (Mar Sodupe), fugindo da Espanha e do ditador Franco. E seus pais até então satisfeitos com a vida, decidem ajudar chilenos em trânsito a eleger Salvador Allende.
O mundinho de Anna vai caindo aos poucos com a mudança da casa enorme para um pequeno apartamento e a viagem constante dos pais. Quando Filomena é então demitida, por ser contra o regime comunista, olha bem nos olhos de Anna e explica: "A culpa é do Fidel".
Totalmente visto pela perspectiva de Anna, A Culpa é do Fidel! faz você se sentir novamente como uma criança. Ninguém te explica o que está acontecendo, e temos que ouvir conversas picadas por detrás das portas. Náo à toa, ela se rebela contra a barba do pai, o apartamento pequeno para o qual se mudam, as babás novas.
Quem finalmente explica o que são os comunistas a Anna são uns 6 barbudos fumadores de charuto que têm frequentado o apartamento desde a mudança. Cena no mínimo engraçada.
La Faute à Fidel! (nome gostoso de pronunciar em francês, rs) me faz pensar novamente porque será que não existe um Oscar para as crianças do cinema?? Nina Kervel e Benjamin Feuillet estão perfeitos.
Site oficial de A Culpa é do Fidel!:
http://www.lafauteafidel-lefilm.com/
O que quem entende pensa:
http://www.omelete.com.br/cine/100009978.aspx
http://g1.globo.com/Noticias/Cinema/0,,MUL233203-7086,00.html




