Procurando cinema na rede?

Tuesday, July 7, 2009

Mulheres à Beira de Um Ataque de Nervos


(Mujeres al Borde de un Ataque de Nervios, Espanha, 1988)

Recentemente me presentearam com o livro 1001 filmes para ver antes de morrer. Não só por estar listado, mas porque sempre tive a curiosidade, aluguei Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos, filme que deu a Pedro Almodóvar a primeira indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro - 1988.

Eu já tinha me acostumado ao Almodóvar de Volver, de Tudo Sobre Minha Mãe, de Penélope Cruz. Foi uma surpresa reconhecer a mãe de Penélope em Volver - Carmen Maura - como Pepa, a atriz de TV que tem sua casa invadida pela esposa e pelo filho de seu amante, pela namorada do filho e ainda por uma amiga que está às voltas com um terrorista. Tudo isso quando acaba de ser deixada por Iván, o amante.

Sinceramente, esperava mais risadas, mas as que o filme traz são das mais inteligentes e sarcásticas. Antonio Banderas como o filho do amante está uma graça. Um perfeito jovem sem jeito mas já um belo sedutor. Já a esposa traída Lucia (Julieta Serrano) é sem dúvida o ponto alto do filme.

Impossível não se sentir atraído, ou talvez incomodado, pela orgia de cores que Almodóvar traz à tela. Marca registrada do diretor, a hipérbole das atuações é em grande parte responsável pela comicidade do filme.

Assitir a esse trabalho é perceber de onde vem Pedro Almodóvar, e como ele transforma com o tempo os traços mais marcantes de sua arte.

Ps.: note quantas vezes Carmen Maura troca de roupa no filme. Rs.

Leia a crítica de Volver, por Marcelo Janot

Leia o comentário de Mulheres no Cine Players

No comments:

Post a Comment